Em Murano, o exclusivo palazzo que é um festival de luz em todas as suas infinitas interpretações. Um projeto de design de interiores de Calvi Brambilla, que abrange inovação e tradição, arte e design.
Durante séculos, a ilha de Murano foi o lar dos fabricantes de vidro mais famosos do mundo. Nas margens do seu canal histórico, o Rio dei Vetrai, Barovier&Toso – o nome mais antigo de todos – volta a fazer história com a criação de um verdadeiro templo do luxo, um centro único onde os visitantes podem admirar a majestade das suas criações. O Palazzo Barovier&Toso está instalado em um palácio veneziano original de 1920, localizado em Fondamenta Manin 1/D, a poucos passos da sede histórica da empresa, cuidadosamente reformado e suntuosamente restaurado pelos arquitetos Calvi Brambilla.
O projeto celebra a tradição de setecentos anos de habilidade e artesanato da Barovier&Toso, combinada com o luxo exclusivo de seus deslumbrantes lustres. Cobrindo mais de novecentos metros quadrados em três andares, o Palazzo Barovier&Toso é uma experiência única projetada para celebrar a sofisticação desta marca única Made in Italy: uma vitrine exclusiva na qual cada detalhe foi cuidadosamente considerado para melhor mostrar o luxo atemporal do mundo mais famosos candelabros de Murano. O resultado não é apenas um showroom, mas um espaço cuidadosamente organizado no qual as majestosas criações de Barovier&Toso transfiguram uma série de configurações sofisticadas para criar uma experiência atmosférica impressionante. Sob a direção dos arquitetos Calvi Brambilla, o interior do palácio histórico foi completamente renovado,
A luz do tempo
Um templo que celebra a luz em todas as suas tonalidades e refrações, através das nossas melhores coleções.
A luz do tempo
Um templo que celebra a luz em todas as suas tonalidades e refrações, através das nossas melhores coleções.
“Para criar o Palazzo Barovier&Toso, imaginamos um espaço em que passado e presente – os dois elementos essenciais da empresa – pudessem coexistir”, comenta Paolo Brambilla. “Encontramos uma maneira de unir um conceito de design de interiores moderno e minimalista com a majestade do vidro de Murano, celebrando-o em uma atmosfera de calma, cheia de luz e reflexão”, acrescenta Fabio Calvi.
No centro do projeto está uma reinterpretação moderna dos elementos arquitetônicos tipicamente associados a esses antigos palácios, que já foram lar das famílias nobres de Veneza: dos painéis de madeira aos pisos de terrazzo venezianos, o layout dos quartos nos diferentes níveis ou a cor única escolhido para decorar cada quarto e cada recurso nele. Uma escolha que se torna o condutor do edifício, estabelecendo uma experiência visual consistente, reforçada por obras de arte de Jason Martin, Brigitte Kowanz e Astrid Krogh expostas nos andares superiores em homenagem à Bienal de Veneza.
O piso térreo, dedicado à recepção e á zona comercial, apresenta tons pretos e iluminação difusa: em perfeito estilo Barovier&Toso, a área de exposição está imbuída de um ambiente intimista e exclusivo, onde os hóspedes podem maravilhar-se com uma seleção de lustres, luminárias suspensas e candeeiros de mesa .
Uma escada dourada liga os três andares do Palazzo , abrindo para um espaço de pé-direito duplo, que abriga o Taif, um imenso lustre projetado em 1980 para uma das residências do rei da Arábia Saudita. Um candelabro icônico de proporções colossais, o Taif é a personificação final do artesanato Barovier&Toso, ganhando esta peça requintada um lugar de honra no qual pode ser apreciada em toda a sua glória.
No primeiro andar, numa série de salas monocromáticas – brancas, douradas, azuis, pretas e vermelhas respetivamente – a história da Barovier&Toso é contada através das suas mais prestigiadas coleções, representando a liberdade criativa que as tornou únicas na forma, cor e composição.
No segundo e último andar, em uma sala com teto em treliça de madeira, há uma série de lustres maiores nos estilos clássico, moderno e contemporâneo. O cenário é arejado e minimalista: nada prejudica as luzes e o fascinante jogo de mil reflexos no vidro de Murano. A experiência termina num espaço de bar, onde os hóspedes podem desfrutar de uma colorida exposição de vidro soprado e dos diferentes elementos utilizados para fazer um candelabro, e de um grande café em tons de rosa escolhidos para ilustrar o considerável potencial de contratação da marca – potencial que já levou a parcerias exclusivas com cadeias de hotéis de luxo, boutiques, escritórios governamentais e espaços públicos em todo o mundo.
“É com orgulho que anunciamos a inauguração do Palazzo Barovier&Toso”, comenta o presidente da empresa, Rinaldo Invernizzi. “Este é um projeto que nos é muito querido e que confirma o nosso compromisso com uma política de crescimento e internacionalização contínuos. Com esse objetivo, celebramos nossa história, nossos trabalhadores e as extraordinárias obras-primas que eles criam em vidro, uma combinação vencedora de inovação e tradição, arte e design.”
O Palazzo Barovier&Toso está passando por um ambicioso programa de construção de marca, que no ano passado trouxe uma atualização completa da identidade da marca, incluindo um novo logotipo reconcebido nas cores corporativas da marca, novos canais de mídia social e um site de última geração.