Barovier&Toso apresenta a nova coleção Ópera: o talento de Philippe Nigro encontra as habilidades refinadas e a arte da empresa.
A mais recente criação da Barovier&Toso chama-se Ópera e tem a assinatura do designer francês Philippe Nigro. É uma coleção de luminárias composta por suspensões, apliques e uma versão de mesa.
Inspirado na Ópera Garnier , destaca-se pelo seu caráter eclético e decorativo, expresso em misturas estilísticas e notável equilíbrio composicional.
A opulência e grandeza do famoso teatro parisiense, com sua estrutura simétrica, ecoam no design das luminárias Ópera. A coleção prospera em contrastes sutis. As referências a um certo esplendor barroco são temperadas por toques mais minimalistas e contemporâneos, gerando uma dicotomia delicada e harmoniosa.
O desafio do design era trazer à tona a arte e o patrimônio da empresa, um repositório da arte do vidro por mais de sete séculos. O resultado deste esforço criativo é um design intemporal, elegante, rico mas não redundante, com uma personalidade direta e incisiva.
O principal destaque escolhido por Nigro para a coleção é o rostrato. Esta técnica complexa de artesanato, patenteada por Barovier&Toso, foi inventada por Ercole Barovier em 1938 e consiste na modelagem “à mão livre” do Cristal Veneziano para obter uma série contínua de prismas multifacetados.
Fascinado por este processo e pela forma como o rostrato interage com a luz, Philippe Nigro formulou uma abordagem de design que realça o seu carácter particular. A forma cilíndrica ressalta o motivo ornamental, multiplicando os ângulos de impacto dos feixes de luz e criando um denso envoltório de pontos tridimensionais. As criações em Cristal Veneziano são unidas por peças metálicas de silhueta muito semelhante, que envolvem e sustentam os volumes luminosos: texturas completamente diferentes, partilhando uma inspiração específica nas suas formas e substância. Três opções foram selecionadas para este diálogo de materiais: ouro escovado, cobre escovado e níquel preto escovado, para três acabamentos refinados e inovadores.
As luminárias de suspensão Ópera vêm em três tamanhos diferentes, prontas para serem utilizadas em projetos de design de interiores de diferentes tipos e escalas: desde espaços residenciais até aplicações de contrato, onde é possível organizar instalações verdadeiramente personalizadas, com composições assimétricas e multiformes.
A versão arandela desenvolve-se verticalmente e é perfeita para realçar as paredes, pontuando-as com detalhes luminosos.
O modelo de mesa tem um visual ainda mais envolvente e é capaz de criar uma atmosfera calorosa e preciosa mesmo quando a lâmpada está apagada.
Para o lançamento da coleção Barovier&Toso separou as vitrines do showroom de Milão, apresentando uma instalação inteiramente dedicada à Ópera. O cenário é um clima de primavera sonhadora, com combinações de tons intensos e diluídos de rosa, como nos tecidos e papel de parede de Pierre Frey. Temas naturais exóticos encontram cortinas suaves neste display que reflete o conceito interno do showroom, recentemente reformulado em uma grande reestilização por Vandersandestudio.
A colaboração com designers de prestígio internacionalmente aclamados continua a ser uma estratégia que conduz a resultados notáveis para a Barovier&Toso, abrindo caminho a cada vez a novas interpretações e experiências, num espírito de crescimento criativo vivo e intensamente estimulante.
Segredos da fornalha
O principal destaque escolhido por Nigro para a coleção é o rostrato. Esta técnica complexa de artesanato, patenteada por Barovier&Toso, foi inventada por Ercole Barovier em 1938 e consiste na modelagem “à mão livre” do Cristal Veneziano para obter uma série contínua de prismas multifacetados.
Leia também
Contos de Barovier & Toso
14 de janeiro de 2022
Vibrações Rosa
24 de dezembro de 2021