O cristal veneziano encontra o design com linhas equilibradas e evocativas de um caráter precisamente contemporâneo.
A combinação elegante e refinada com peças metálicas e a nova paleta de cores são destaques nas vitrines criadas para o FuoriSalone em Milão pelo vandersandestudio.
5-10 de setembro de 2021 | Milão retorna ao seu lugar central no cenário internacional do design. A Barovier&Toso orgulha-se de participar nesta edição especial do FuoriSalone, um evento recebido com grande entusiasmo a nível global.
Para a ocasião, a empresa apresenta duas novas coleções de lustres, VERTIGO e METROPOLIS, e uma nova paleta de cores. Estas são as novidades apresentadas numa instalação exclusiva de Barovier&Toso com curadoria de vandersandestudio, exposta nas montras do showroom da Via Durini.
As novas coleções
As novas ofertas do Barovier&Toso inspiram-se nas atmosferas glamorosas e sedutoras da década de 1920, aproveitando a vivacidade das artes visuais, design, arquitetura e moda desse período. Fazendo referência às tendências estéticas vibrantes que fizeram de Nova York, Moscou, Berlim e Paris as capitais mundiais do luxo, entretenimento e estilo de vida, Barovier&Toso lança duas novas coleções fascinantes e refinadas, carregadas de energia expressiva intensa e sensual.
Metropolis é uma coleção que evoca com força as formas classistas, simétricas e plásticas do Art Déco, moldadas por um ritmo harmonioso e fluido. A versão lustre tem um corpo central em forma de cálice, de onde se estendem braços, trabalhados à mão em cristal veneziano soprado. As peças destacam-se pelo seu diâmetro robusto, suavizado pelas nervuras externas com seu arranjo longitudinal. Os braços sinuosos se curvam e se estendem para fora, deslizando primeiro para baixo e depois abrindo para cima.
A fonte de luz está escondida dentro dos copos em vidro opalino, abraçado nas duas extremidades por colares de metal. As molduras, proporções e toda a construção destas partes terminais sugerem a estrutura superior de colunas clássicas encimadas por capitéis. Esse caráter particular e intenso diálogo entre os materiais é ainda mais vívido no elegante e essencial modelo de parede, com design e medidas próprias.
Vertigo é uma família de lustres e arandelas de parede que prospera em contrastes, combinando dinamismo e simetria, delicadeza e poder. Seu impulso vertical original é atenuado pela extensão radial dos braços, abrindo-se suavemente como pétalas. A principal característica decorativa, que dá nome à coleção, é o motivo espiral que envolve os braços e abre na parte superior, acentuando a sua forma.
Totalmente trabalhada à mão, revela a grande habilidade do vidraceiro para criar um arranjo de curvas muito complexo, detalhado e perfeitamente regular. A fonte de luz, envolta por este cálice minuciosamente decorado, é também cercada por outra taça que se alarga para cima. O corpo central retoma a alternância ritmada de formas oblongas e alargadas, com diferentes proporções. Ao mesmo tempo, exibe a interpenetração contínua do cristal veneziano e do metal, tanto para fins estruturais quanto decorativos. O resultado é uma estética rigorosa de caráter contundente e sedutor, permeada por uma graça sofisticada.
A nova paleta
A já ampla e variada gama de cores do cristal veneziano da Barovier&Toso inclui agora novas tonalidades criadas para responder às últimas tendências em design de interiores.
Os tons modernos e elegantes da nova paleta são vivos, mas também têm baixos níveis de saturação, para gerar um efeito suave e refinado. Da delicadeza da areia à vibração da azeitona, passando pelo magnético e intrigante pervinca e azul cadete, e depois o índigo com seus intensos e envolventes tons de céu no crepúsculo: novas nuances para gerar novas possibilidades estéticas e emocionais.
A cor sempre foi um fator chave na história da empresa: basta considerar a constante experimentação realizada pela Barovier&Toso ao longo dos séculos em busca de tons e efeitos cromáticos particulares e distintos. Esse espírito criativo ainda está muito vivo, impulsionado pelo desejo de oferecer algo novo e único, ano após ano. O objetivo não é apenas criar produtos incríveis, mas também abrir novos imaginários para arquitetura e interiores, projetados com uma visão global ampla, coordenada e sinérgica. Para tal, as cores apresentadas este ano vão de tons quentes e frios, permitindo múltiplas combinações, ousadas ou mais discretas e contrastes pictóricos, para uma imagem claramente contemporânea.
A instalação desenhada por vandersandestudio
A fértil colaboração entre Barovier&Toso e vandersandestudio continua, após a remodelação e ampliação do showroom na Via Durini em Milão. Para o FuoriSalone, as vitrines da loja monomarca terão uma prévia das últimas criações da empresa. A instalação tem uma abordagem dupla, fornecendo um contexto para os novos produtos, ao mesmo tempo que oferece um vislumbre do mundo das vidrarias.
Metamorfose, fogo, ferramentas incandescentes, capacidade de medir a energia dos braços, de repetir técnicas seculares e extremamente refinadas; a capacidade de realizar um design com extraordinária precisão… muitos segredos e habilidades estão escondidos por trás de cada criação do Barovier&Toso. A observação do processo de produção leva a um encantamento sem palavras: uma mágica vandersandestudio destacou-se por meio de um elemento visual que simboliza os gestos reiterados no interior das vidrarias. São os sinais, os arcos, as medidas traçadas com giz sobre metal, como referência a seguir no decorrer da vidraçaria. O anfitrião desta vitrine é um lustre com nove braços da nova coleção Vertigo, na versão pervinca. A justaposição com uma mesa em mármore Budri é preciosa e sofisticada,
O cenário apresentado na outra janela é fresco e leve, dominado por um lustre de 18 luzes em dois níveis da nova coleção Metropolis, em verde oliva. A elegância com que os braços preenchem o espaço de luz e cor andam de mãos dadas com a escolha do mobiliário da Knoll, suavemente ancorado ao solo. Os painéis de fundo ecoam o tom verde do lustre, em contraste com as arandelas Metropoliswall em cristal cor de areia, e com a parede em “blanc” revestida de papel de Pierre Frey. Uma prateleira forma uma fronteira ideal entre as superfícies, como um horizonte que apresenta imagens que evocam o sabor nostálgico do final do verão: um mood que interpreta e realça as cores da nova paleta Barovier&Toso.
Agradecimentos a:
Amini, Budri, Gianluca Bellomo, Knoll, Marco Solzi, Pierre Frey, Vandersandestudio.
Leia também
Contos de Barovier & Toso
14 de janeiro de 2022
Vibrações Rosa
24 de dezembro de 2021